logo donadelas

10 perguntas que você precisa responder sobre o seu negócio

Empreender é um desafio diário de comprometimento e persistência, com foco em resultados concretos, ou seja: você precisa ter lucro. Não dá para romantizar, tampouco viver de esperanças de que um dia vai dar certo um projeto que não está bem estruturado e provavelmente vai roubar seu tempo e minar sua autoconfiança.


São duras as palavras acima, mas são sinceras, reais. Claro que tudo começa com um sonho, e precisamos dele para iniciar nossa jornada, mas depois que esse sonho começa a tomar corpo, ele sai da nossa cabeça e vai para o papel (o famoso plano de negócios, ou modelo de negócios), precisamos pensar e agir de forma pragmática, para fazer esse empreendimento dar certo!


Listei aqui algumas perguntas essenciais para que você possa refletir e buscar as respostas adequadas para que sua ideia e/ou negócio sigam fortes, ok?

1. Qual o DIFERENCIAL do seu negócio? Ou seja: por que o cliente vai escolher comprar de você, e não do concorrente?

2. Quem são seus CLIENTES?

3. Você sabe responder agora o valor exato do total de CUSTOS FIXOS que você paga por mês para operar o seu empreendimento?

4. Quando foi a última INOVAÇÃO que você promoveu no seu negócio?

5. De que forma você pode aumentar as VENDAS, sem aumentar os custos?

6. Qual o PERCENTUAL DE LUCRO que você teve no mês passado?

7. O que você fez com esse LUCRO?

8. Quais as METAS de vendas e de despesas para os próximos 3 meses?

9. Quem são seus CONCORRENTES diretos e indiretos e onde eles estão?

10. Quais as ideias ou estratégias que você poderia desenvolver para tornar seu negócio ESCALÁVEL?

perguntas e respostas


Pense em cada uma destas perguntas. Eu sei que não dá para responder todas de uma vez, mas é importante que você identifique soluções práticas para cada uma delas, assim terá não apenas mais conhecimento do seu negócio, como sem dúvida, estará mais preparada para gerenciar e operar seu negócio.


Claro que algumas questões exigem maior conhecimento e talvez capacitação. Não se acomode: busque mais informações com pessoas que entendem do assunto, troque ideias com amigas que já possuem negócios, pesquise em sites ou redes sociais específicas, como a Donadelas, onde a proposta é também a troca de experiências entre as usuárias. E claro, há cursos online gratuitos em várias instituições como o SEBRAE, SENAC, e universidades diversas, inscreva-se! você é capaz de fazer melhor, sempre. Acredite nisso, faça diferente, e veja a diferença!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
2
+1
5
+1
0
+1
1
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter