logo donadelas

2022 não será sem medo, mas com a certeza de um propósito

Os dois últimos anos foram um grande laboratório de experiências para o empreendedorismo. Fomos conduzidas a mudanças que não estávamos prontas a introduzir, precisamos desenvolver novas formas de relacionamento com os clientes, vimos surgir uma série de empreendedores por necessidade, suportamos condições adversas de custos operacionais, lidamos com a retração do consumo, vivenciamos o crescimento da força do comércio online, e várias outras “atualizações” que o mercado passou a nos exigir.

Atuando em nossos negócios, já sabíamos que os caminhos do empreendedorismo requerem uma mobilidade própria. E que, ter consciência sobre o cenário é uma enorme oportunidade para conseguirmos enxergar novas oportunidades de atuar, modificar processos, aumentar nossa capilaridade.

Mas, as ocorrências desses dois últimos anos podem ter deixado dúvidas que insistem em dialogar com seus medos. E, nesse início de 2022, pairam ainda incertezas sobre o futuro do seu negócio.

Então, está na hora de eu lhe afirmar que isso não é razão para que você pense em desistir ou cruze os braços, substituindo a esperança por um “deixa a vida me levar”. Lembre-se que você é a alma do seu negócio. Foi através de seus olhos que os outros o viram e aceitaram fazer parte da empreitada. É preciso que você reacenda a sua paixão inicial.

Como você faz isso? Trazendo à memória a força e a determinação que a fizeram dar início a tudo. Reencontrando-se com a sua inspiração, e avaliando possibilidades e novas rotas para seguir em frente! Estabeleça novas metas, realinhe expectativas e alimente a coragem para continuar!

Algumas atitudes podem fazer a diferença nesse momento:

Contabilize suas conquistas

Observe tudo o que você já conquistou até agora, como conseguiu planejar, e desenvolver a sua ideia, onde já chegou. Assente o significado do que já foi construído! Sem dúvidas você obteve progressos; permita- se celebrar e se recompensar por eles.

Trabalhe a resiliência

Precisamos desenvolver e exercitar a habilidade de lidar com adversidades, e seguir em frente. Foque no que está ao seu alcance e transforme os obstáculos em aprendizado. Às vezes paciência e persistência é tudo que precisamos!

borboleta

Reanalise seu fluxo de trabalho

Você tem centralizado tudo e por isso está se sentido sobrecarregada? Por vezes, a incerteza está mais ligada à sensação de não estar dando conta. Procurar novas formas de administrar o seu tempo e demandas, pode ser um caminho para compreender essa diferença.

Faça um balanço de perdas e ganhos

Identifique seus pontos a serem melhorados. Leve em consideração tudo o que você já construiu até o momento e reflita. Se pergunte se o momento não pede uma reestruturação.

Trilhe sua própria jornada

O seu caminho é único! Evite ficar comparando a sua jornada com a de um terceiro. É injusto com você mesma, pois todos vivemos diferentes realidades e existe uma razão pela qual você escolheu o seu caminho. Confie no seu processo!

Re-identifique o seu porquê

Lembre-se o que te fez começar e o porquê de você ter trilhado a jornada do empreendedorismo. Reencontre a motivação inicial; recupere a inspiração e realinhe a sua força de vontade!

Eu tenho certeza de que, o que você já realizou, é apenas parte de tudo o que deseja e sonha.

Não permita que as incertezas alimentem o seu medo, e impeçam o seu caminho de novas realizações.

Como nos lembra Lês Brown “muitos de nós não estamos vivendo nossos sonhos porque estamos vivendo nossos medos”.

É a certeza do seu propósito que colocará o medo no lugar certo. Não desconheça a importância dele como sinal para cautela, ciência dos riscos e consciência do desafio. Mas a convicção sobre o porquê de sua motivação a libertará para seguir em frente, mesmo com medo. Pois seus sonhos, valem a pena!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter