logo donadelas

As 6 principais competências de Liderança para 2022

Nos últimos dois anos todas nós aprendemos sobre a capacidade de nos reinventarmos e nos adaptarmos a novos cenários, mas sinceramente, isso não bastará para vivermos 2022 como excelentes líderes. O mercado está pedindo novas competências e habilidades.

Essa situação toda teve um saldo positivo, pois as empresas que se destacaram ou até mesmo só conseguiram sobreviver, só o conseguiram porque seus líderes deram atenção maior às pessoas: orientando, inspirando ou até simplesmente organizando as equipes para que elas dessem o seu melhor.

E para dar continuidade nesta liderança presente e participativa, o mercado está requerendo 6 novas skills (competências comportamentais):

1. Adaptabilidade e Aprendizagem Contínua

A velocidade com que as coisas acontecem está cada vez maior, por isso nós precisamos estar preparadas para superar as mudanças inesperadas, principalmente aquelas originadas nos avanços da tecnologia. Precisamos estar preparadas para identificar e responder de forma rápida às tendências.

2. Agilidade

Diante desse cenário de velocidade no surgimento das tendências, e necessário adotar uma cultura ágil. As metodologias ágeis nos fazem trabalhar de forma eficaz e adaptável, principalmente em ambientes de mudanças frequentes.

3. Cultura de Aprendizagem

A líder do futuro precisa continuar aprendendo, desenvolver novas habilidades para conseguir fazer frente à competitividade e ainda se adaptar aos novos papeis que possa exercer.

4. Conexão e Empatia

Por conta de todo o afastamento vivido nos últimos dois anos, o retorno ao presencial, seja de forma total ou híbrida, precisamos ficar prontas para criarmos conexões entre as pessoas.

Precisamos estimular em nossos negócios, escuta ativa, compreensão e empatia, promovendo mais harmonia e engajamento em nossas equipes, colaboradores e parceiros.

5. Saúde e Bem-Estar

Hoje esse é um dos temas mais importantes sobre as pessoas nas mídias, famílias e empresas. Mas, nós empreendedoras, empresárias, mulheres donas de negócios, precisamos estar preparadas para falarmos e promovermos ações que garantam a segurança psicológica de nossos funcionários. Afinal, durante a pandemia as pessoas perderam o limite entre trabalho e vida pessoal, pois alguns de nós entramos no home office, seja levando o próprio negócio para dentro de casa ou abrindo o próprio negócio exatamente no meio da pandemia. E com nossos funcionários não foi diferente, este cenário deixou as pessoas mais cansadas do que o normal.

E conforme as coisas forem se normalizando, vamos precisar nos dedicar à construção de relações de trabalho que aproxime as pessoas, sempre através de feedbacks eficazes.

6. Raciocínio, Resolução de Problemas e Ideação

Essa competência está muito ligada à agilidade, nada adianta pensar, refletir, questionar as situações se não elaborarmos uma solução e colocá-la em prática.

A ideação é o processo de criação de ideias. Nela os problemas ou conflitos são solucionados. A ideação é o foco desta competência, afinal o que o cliente mais deseja é a solução para o problema dele.

É claro que essas competências não são tão novas assim, mas o cenário sim. E vale ressaltar que o mais importante é o desenvolvimento, pois nenhuma liderança poderá colher excelentes resultados se não for inspiradora e nem trabalhar a conexão entre as pessoas.

Excelente Semana Donadelas!!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter