Cerque-se de pessoas melhores que você

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tenho certeza de que você já ouviu falar a celebre frase “você é a média das cinco pessoas que mais convive”. Vários estudos costumam associar o ambiente que vivemos e nossos relacionamentos com nossas conquistas financeiras.

Sempre entendi que a mensagem desta frase tem muito mais a ver com a necessidade de cercar-se de pessoas competentes, que já tenham passado ou estejam passando pelos mesmos problemas que você e que também sejam mais inteligentes. Assim podemos aprender e evoluir com as situações.

E pode ter certeza de que nada mais pode impactar, transformar tanto seu negócio do que contratar ou fazer parcerias com as pessoas certas.

As empresas que pequeno porte, não costumam ter uma área específica de recursos humanos, então á empreendedora tem que selecionar, entrevistar, assinar o contrato, garantir os benefícios, etc. E, com toda certeza, isso é muito necessário no início do negócio, mas também é muito importante ficar atenta, para na hora certa contratar alguém ou terceirizar esse serviço.

Quando você começa a entender e focar que não basta só contratar os melhores, mas os melhores na função certa, e criar um plano mínimo de ascensão de carreira para estes profissionais, perceberá como seu negócio vai crescer.

Claro que manter o time enxuto é muito importante em momentos difíceis como o que estamos atravessando, mas com os melhores podemos investir em projetos cada vez maiores e com muito mais responsabilidade, e assim conquistarmos resultados maiores também. Então, deixa o ego de lado e contrate pessoas mais incríveis que você.

Sei que não é fácil delegar coisas que você faz sozinha há muito tempo, e muito provavelmente acredita que só você sabe fazer, mas acredite, tem gente que faz melhor sim! Pessoas mais competentes que nós, tendem ser mais abertas a ouvir feedbacks e aprender coisas novas. E não esqueça o quão poderoso pode ser um bom feedback!

Então não caia na armadilha de recrutar pessoas ou parceiros pelos vieses inconscientes. Normalmente quando conhecemos alguém, nosso cérebro imediatamente tira suas próprias “conclusões”, o que que nos faz criar uma imagem estereotipada das pessoas, o que é muito tendencioso e perigoso para tomada de decisão.

Vamos aos vieses inconscientes:

  1. Afinidade: tendência a avaliar melhor pessoas que se parecem com você (idade, gênero, formações, entre outras), rejeitando candidatos que são diferentes. 
  2. Confirmatório: tendência a buscar uma realidade que se quer ver, procurando indícios para confirmar suas crenças. 
  3. Efeito de halo: tendência a avaliar positivamente um candidato a partir de uma única informação positiva, ignorando o restante das informações, sem se aprofundar na análise.
  4. Efeito de grupo: tendência a seguir o comportamento do grupo para não desviar o padrão vigente. 

Benefícios de cercar-se de pessoas melhores que você:

  • Funcionários felizes são 12% mais produtivos do que os demais, conforme estudo da Universidade de Warwick, Reino Unido.
  • A pesquisa feita pela PwC, revelou que 71% dos consumidores afirmaram que os funcionários têm grande importância em sua experiência de compra.
  • Você empreendedora tem mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas do seu negócio.
  • Passa a ter mais tempo para dedicar à sua vida pessoal.

Sabemos que a vida de empreendedora não é fácil, precisamos mostrar sempre mais competência do que a maioria, para que sejamos reconhecidas. Então contar com pessoas maiores e melhores simplifica e diminui essa carga, afinal a última coisa que somos é essa tal “mulher maravilha”, mas isso é um papo para um próximo artigo.

Ainda ficou com alguma dúvida da importância de cercar-se dos melhores que você? Se ficou terei o maior prazer de te ajudar, deixa um recado nos comentários que marcamos um papo!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter