logo donadelas

Como educar crianças

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Educar não é fácil e dá trabalho. Não vale delegar a educação das crianças à escola porque lá é lugar de ensinar. Educação é tarefa de pais ou responsáveis pela criança.

E quanto antes começar melhor para todos. As regras básicas de comportamento devem ser ensinadas desde bem pequeninos.

Acho que o segredo é dar leveza ao assunto, ao ensinar de forma divertida, eles aprendem sem perceber. Educar seu filho em casa vai fazer com que ele se sinta mais seguro, e levá-lo a aprender a conviver com as pessoas com mais facilidade, a saber dos limites e das regras para viver em sociedade.

Quando a criança já tiver coordenação motora suficiente, é hora de ensinar a usar os talheres. Garfo e faca já são permitidos assim como onde deixar os talheres quando terminar. Um jeito bem bacana é dizer ao seu filho que os talheres ficam juntinhos, feito namorados, quando termina a refeição. E que o que é feminino fica à direita e o masculino à esquerda.

Não encha demais o copo da criança, e para começar, deixe que segure com as duas mãos, aos poucos a criança vai ganhando segurança e já consegue pegar com uma mão só.

Guardanapo de tecido sempre no colo, escorregou? Não tem problema, troque o guardanapo e comece de novo.

Não se pega comida do prato com as mãos. Então aquela batata frita que está acompanhando a carne e o arroz devem ser espetadas com garfo. É grande? Pode partir com o garfo mesmo.

Ensine a dobrar as folhas da salada. É só ir fazendo uma trouxinha, um pacotinho, ele vai até se divertir com isso.

Macarrão longo não deve ser cortado, ensine a enrolar no garfo. No inicio vai haver alguma dificuldade, mas novamente, a prática é que leva à perfeição.

A lista de “não pode” é longa, mas necessária. Então não pode falar de boca cheia, brincar com os talheres, colocar cotovelo na mesa, mastigar de boca aberta, interromper os adultos quando estes estiverem falando, levantar sem pedir licença, só para citar alguns.

É difícil? Claro que sim, educar dá trabalho mas é gratificante quando alguém elogia a educação de seu filho.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos da Autora

Assine a nossa newsletter