logo donadelas

Gol de placa: quem é você em campo?

Sim, você leu certo, prezada leitora, daqui em ritmo de copa do mundo, apaixonada por esportes como declaradamente o sou, resgatando a memória de umas e explicando às mais jovens empreendedoras o porquê da expressão: um gol tão bonito feito por Pelé que foi o primeiro em todo o Brasil a ganhar uma placa em homenagem, lá em 1961. O que significa, em poucas palavras? Espetacular, segundo o dicionário Aurélio.


Ah, Arianne, mas eu sou farmacêutica, sedentária, isso se aplica ao meu negócio?”

Detesto futebol, copa do mundo, odeio que tudo para no Brasil”


Guardemos as devidas proporções de razoabilidade e respeito às preferências de cada uma, peço sua atenção para algo elementar, que é “o que eu posso aprender com o universo do futebol mesmo sem gostar dele?”. Isso vale para o seu colega de baia no trabalho, para a sua dupla de estudos na pós-graduação, para o assunto quase monotema de oficiais 215.207.943 brasileiros registrados e técnicos honorários com zero ou absoluto conhecimento, nada parciais na escalação, onde a única concordância talvez seja o árbitro, que quase sempre marca errado uma falta ou cartão, segundo todas e todos que excedem os 3802 técnicos formados.

Pegando a cancha para a clínica psicoterapeutica, cabe aqui relembrar um fenômeno que não é exclusivo dela: a resistência, processo humano que acontece quando a pessoa que dela se queixa, se encontra ameaçada, mas na escuta em consultório, é tudo o que atrapalha a continuidade do tratamento. Para quem não o sabia até este momento, cancha é termo do futebol que significa prática/experiência em algo.

Saindo do treino de aquecimento, bola rolando; a mensagem que a seleção é reunir distintos profissionais de admiráveis e reiteradas qualidades sob mesmo brasão. De longe, o futebol foi, é e será o esporte coletivo de altíssima performance que faz suspirar, desde crianças, quem espera pelo olheiro que descubra um grande talento e o lapida em várias frentes, tal qual diamante bruto. No futebol e nas demais modalidades esportivas, o que você assiste é o resultado de organização, relacionamento e planejamento, repetidos e ensaiados em disciplina e constância quase inacreditáveis quando expostos em números.

Porém, o futebol tem um brilho diferenciado, pois o brasileiro adaptou os fundamentos e técnicas do jogo ao modo de ser que resume o povo: alegria, irreverência e determinação únicos. A origem pode ser inglesa, mas por esses atributos numa curiosa combinação, o país do futebol é o nosso!

Quando pergunto no título de hoje quem é você em campo, relembre que nosso inconsciente cria associações do tipo: melhor goleiro brasileiro – Taffarel – carismático, e assim sucessivamente, de forma que se é capaz de escalar um time, daí os mais de 200 milhões de técnicos extra-oficiais, pela posição que ocupam/ocupavam, nome e característica inconfundível. Único. Referência. Ícone.

Me debrucei nas memórias afetivas e dados atualizados IBGE e CBF para lhes escrever que talento também tem explicação, que admiração tem técnica e que saudosismo tem tenacidade.

Um forte abraço, torcendo por você expandindo o entendimento do quanto tudo o que a gente consome é interconectado, e que venha o hexa!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter