logo donadelas

Implantando a visão estratégica no seu negócio

Essa semana vamos fazer um esquenta para o CONEXÃO DONADELAS! Afinal, semana que vem teremos um evento repleto de especialistas que com certeza vão te dar várias dicas para ter visão estratégica no seu negócio.

Sabemos que não é fácil manter a motivação em alta, mas um dos motivos é operacionalizar demais e não ter ideia de onde está e para onde quer ir. Então vamos falar sobre a importância da visão estratégica no seu negócio.

Começamos alinhando o conceito do que é visão estratégica, né?

De forma geral se refere ao planejamento de uma empresa para o futuro, significa pensar no futuro do seu negócio, definindo objetivos, ações para alcançar esses objetivos e o tempo que isso vai levar.

Qual a importância da visão estratégica?

Ter informações na mão para manter sempre o monitoramento dos resultados que você está atingindo e se não forem os desejados poder fazer os ajustes necessários. Ou seja, saber se estamos no caminho certo, primeiro precisamos saber se estamos no caminho certo.

O que você empreendedora ganha ao ter uma visão estratégica do seu negócio?

Além de ganhar mais conhecimento sobre o seu negócio e do seu segmento, você ganha um dos ativos mais importantes do momento “TEMPO DE QUALIDADE”, afinal quando você detém informações, toma decisões de forma rápida e assertiva o que te permite usar o tempo de forma inteligente sem precisar usar o chapéu de “BOMBEIRO”, você para de passar o dia apagando incêndios na sua empresa.

Agora vou te dar 5 passos básicos para você implantar a visão estratégica no seu negócio:

1º Passo: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES

Faça aquela busca nos quatro cantos do seu negócio, uma empresa precisa conhecer a fundo não somente sua própria estrutura física, tecnológica e humana, mas também o mercado no qual está atuando e em todo seu potencial de crescimento e suas tendências, dinâmicas, regras e segmentos. A ferramenta mais usada nesta etapa é a Análise de SWOT.

2º Passo: PLANEJAMENTO

Depois de levantar todas as informações chega a hora de formular um plano com os objetivos, metas e prazos tanto os gerais quanto os específicos. E sempre fazendo os desdobramentos para os setores e equipe. Neste passo também deve ser identificado a missão, valores e visão do seu negócio.

3º Passo: COMUNICAÇÃO

Eu acredito que este passo é fundamental para a implantação e implementação da visão estratégica em qualquer negócio, pois nada adianta eu ter um plano muito bem elaborado se não souber comunicar a todos os envolvidos na execução do plano. O sucesso da visão estratégica está ligado diretamente a forma de se comunicar com seu time, pois quando cada um sabe exatamente o que fazer no dia a dia para contribuir com o negócio é muito mais fácil se sentir motivado e engajado.

4º Passo: IMPLEMENTAÇÃO

Este passo merece muita atenção é aqui que muitos negócios falham, pois os projetos e processos precisam ser acompanhados periodicamente através de indicadores de desempenho estabelecidos no planejamento. É aqui que os líderes poderão identificar as possíveis correções e fazer os ajustes de rota imediatamente para que a empresa possas alcançar os objetivos traçados.

5º Passo: APRENDIZADO

Depois de levantar informações, planejar, comunicar, implementar chega a hora de aprender com toda a trajetória realizada. Nesse momento você e a empresa identificam os problemas enfrentados e as formas utilizadas para vencê-los, para que no próximo ciclo você não passe de novo por eles.

Claro que você precisa levar em consideração que, para a visão estratégica da sua empresa funcionar de forma profissional, você precisa adotar ferramentas informatizadas que ajudam em cada passo destes mencionados, principalmente para motivar e engajar o time.

Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários, vamos adorar te ajudar.

E não esquece, de 22 a 24 deste mês teremos o CONEXÃO DONADELAS corre lá e faz sua inscrição é online e gratuito!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter