Na história recente, nunca precisamos tanto de resultados para os nossos negócios como agora. Vivemos um momento onde o mercado tem passado por recordes de desemprego, informalidade, inadimplência e uma inflação que há muito tempo não víamos.
Mas você já sabe disso, porque é pouco provável que você não viva estes efeitos. O que talvez você ainda não saiba, é que tem gente prosperando e crescendo mesmo neste cenário, e uma das razões é essa mesma que você leu no começo deste artigo: diversidade.
Diversidade é muito além de raça, de gênero, de orientação sexual, de credo, de forma física, de idade… é tudo isso, mas não é só isso, pelo menos não isoladamente.
Diversidade é a representação da sociedade, em todas as suas peculiaridades. Não dá mais pra falar em diversidade sem falar em inclusão e pertencimento, ou seja, todos têm voz e um lugar no mundo.
E tem formas muito simples de encarar essa realidade: perceba a quantidade de empresas que entenderam que diversidade vende, pois este é um público consumidor que cresce a cada dia e que é cada vez mais organizado e empoderado. Só para trazer uma informação, o público LGBTQIA+ apresenta uma disposição de compra de 30% a mais que o público heterossexual. É ou não é interessante?
Outro fato muito comum é que em grandes empresas, cada vez mais as equipes são diversas. Em todos os relatórios de desempenho e em todas as principais pesquisas do mundo, existe a seguinte constatação: equipes diversas são mais inovadoras, empresas mais inovadoras são mais lucrativas, e isso pode fazer uma empresa valer mais de 20% no mercado. Simples assim.

Por último e não menos importante, perceba também que cada vez mais mulheres, pessoas LGBTQIA+, imigrantes, negros, indígenas, pessoas acima dos 60 anos, pessoas com deficiências, com restrições alimentares, veganos, vegetarianos, espiritualistas e demais identidades, têm buscado abrir negócios que representem seus grupos e seus ideais, investindo em si como empreendedores.
Outra informação relevante: a comunidade negra, que é um grupo historicamente menor remunerado que outros grupos, está disposta a pagar até 25% a mais por produtos que sejam voltados para sua identidade.
Toda semana eu vou trazer pra você exemplos concretos, reais e informações que vão lhe ajudar a entender o tamanho desse mercado, a fim de explorar as melhores possibilidades comerciais como empreendedora. Acredite, tem um universo infinito de possibilidades para você fazer bons negócios! Até semana que vem!