logo donadelas

Marketing e Diversidade: a diferença nunca valeu tanto!

Na história recente, nunca precisamos tanto de resultados para os nossos negócios como agora. Vivemos um momento onde o mercado tem passado por recordes de desemprego, informalidade, inadimplência e uma inflação que há muito tempo não víamos.


Mas você já sabe disso, porque é pouco provável que você não viva estes efeitos. O que talvez você ainda não saiba, é que tem gente prosperando e crescendo mesmo neste cenário, e uma das razões é essa mesma que você leu no começo deste artigo: diversidade.


Diversidade é muito além de raça, de gênero, de orientação sexual, de credo, de forma física, de idade… é tudo isso, mas não é só isso, pelo menos não isoladamente.

Diversidade é a representação da sociedade, em todas as suas peculiaridades. Não dá mais pra falar em diversidade sem falar em inclusão e pertencimento, ou seja, todos têm voz e um lugar no mundo.


E tem formas muito simples de encarar essa realidade: perceba a quantidade de empresas que entenderam que diversidade vende, pois este é um público consumidor que cresce a cada dia e que é cada vez mais organizado e empoderado. Só para trazer uma informação, o público LGBTQIA+ apresenta uma disposição de compra de 30% a mais que o público heterossexual. É ou não é interessante?


Outro fato muito comum é que em grandes empresas, cada vez mais as equipes são diversas. Em todos os relatórios de desempenho e em todas as principais pesquisas do mundo, existe a seguinte constatação: equipes diversas são mais inovadoras, empresas mais inovadoras são mais lucrativas, e isso pode fazer uma empresa valer mais de 20% no mercado. Simples assim.


Por último e não menos importante, perceba também que cada vez mais mulheres, pessoas LGBTQIA+, imigrantes, negros, indígenas, pessoas acima dos 60 anos, pessoas com deficiências, com restrições alimentares, veganos, vegetarianos, espiritualistas e demais identidades, têm buscado abrir negócios que representem seus grupos e seus ideais, investindo em si como empreendedores.

Outra informação relevante: a comunidade negra, que é um grupo historicamente menor remunerado que outros grupos, está disposta a pagar até 25% a mais por produtos que sejam voltados para sua identidade.


Toda semana eu vou trazer pra você exemplos concretos, reais e informações que vão lhe ajudar a entender o tamanho desse mercado, a fim de explorar as melhores possibilidades comerciais como empreendedora. Acredite, tem um universo infinito de possibilidades para você fazer bons negócios! Até semana que vem!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
9
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter