logo donadelas

Notícias & Negócios de 1 a 6 de novembro de 2021

IDEIAS

POSITIVAS

Espalhar mensagens positivas para as pessoas levou Ana Suzuki e Débora Teles, amigas há 20 anos, a criarem a marca “Positividade na Lata”. A empresa oferece latas personalizadas com cem frases motivacionais em cartões. São pensamentos de temas como gratidão, astrologia, amor e saúde. As vendas estão distribuídas em marketplaces, como Americanas, Mercado Livre e Amazon. Hoje, porém, o melhor canal é a venda direta (pelo site e pelas redes sociais). A Positividade na Lata também vende para lojistas para revenda, e corporações, que oferecem os produtos como presentes aos funcionários.

Foto: Divulgação

VIVÊNCIAS

O negócio fatura cerca de R $ 15 mil por mês, e está muito relacionado com enfrentar adversidades, como as próprias empreendedoras, que passaram por síndrome do pânico, ansiedade e depressão. “Passamos por muitas fases parecidas de desequilíbrio emocional. Por algum motivo inexplicável, enfrentamos muitos problemas juntas e nos dávamos muita força. Fizemos terapia e também melhoramos juntas ”, diz Suzuki. Em 2019, decidiram que queriam transmitir positividade para outras pessoas e lançaram a marca. As empreendedoras também planejam criar latas em outras línguas para exportação.

IMERSÃO

GLOBO

Você já pensou quantas vezes teve que se reinventar ultimamente? De fato, não está fácil para ninguém. E para empreender, preparação nunca é demais. Com esse objetivo a Globo criou um festival de educação empreendedora e inovação. O “Menos30 Fest” oferece oportunidades de aprendizado que vão muito além dos três dias do evento, de 9 a 11 de novembro. É possível maratonar conhecimento o mês todo: são mais de 70 cursos, totalmente gratuitos, nas áreas de empreendedorismo, saúde e bem-estar que ficarão disponíveis de 1º a 28 de novembro.

Foto: Divulgação

INSCRIÇÕES

Todos eles podem ser consumidos de onde você estiver, no horário que preferir. Encontre os cursos que se encaixam com seus interesses e/ou necessidades e prepare-se para mergulhar no aprendizado. No cardápio, aulas de educação financeira, marketing digital, atendimento ao cliente e muito mais. É preciso se inscrever previamente pelo link:  https://www.sympla.com.br/menos30-fest-2021__1363670

INCENTIVOS NO ACRE

CASA DA MULHER

Com o objetivo de incentivar mulheres vítimas de violência doméstica ao empreendedorismo, a Casa Mulher promove, no próximo dia 5 de novembro, na Praça da Juventude, no Bairro Cidade Nova, em Rio Branco, das 17h às 21h, a Feira de Empreendedorismo Mulheres em Movimento. No local, vão ser comercializadas comidas típicas, além de artesanato, biojoias e bazar. Tudo é fruto do trabalho de mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela Casa e também de parceiras da Loja Colaborativa Universo 68, que vai estar com barracas para vendas no local.

Casa Rosa – Acre – Secom/Acre/Divulgação

FEIRA

Ao todo, serão 25 barracas só com as mulheres da Casa e cerca de 40 mulheres vão participar da primeira feira Mulheres em Movimento, segundo informou Cristina Maia, gerente de Departamento de Políticas para Mulheres do Acre. “Temos mais de 70 mulheres fixas na casa, mas pegamos as que estavam em situação de vulnerabilidade. Elas fizeram um curso sobre empreendedorismo para aprender como movimentar a empresa e caixa a fim de obterem autonomia financeira para sair do ciclo de violência Não adianta só a gente fazer políticas públicas sobre o direito da mulher, a gente tem que promover que ele seja adquirido dessa forma”, acrescenta.

EMPRÉSTIMOS

PARA MULHERES

O Daycoval captou mais US$ 151 milhões (ou cerca de R$ 800 milhões) para financiar pequenas e médias empresas lideradas por mulheres ou localizadas em regiões carentes do país, num aporte de quatro investidores internacionais coordenado pela International Finance Corporation (IFC). O perfil dos credores desta captação tem interesse por operações com perfil social no Brasil. Do volume total captado, 25% terão de ser destinados a pequenas companhias pertencentes ou lideradas por mulheres. Outros 30% irão para empresas de áreas em que a relação entre crédito e PIB é inferior à média nacional — notadamente as regiões Norte e Nordeste. As regras e bancos associados serão divulgadas em breve.

CRÉDITO POPULAR

RECIFE

Com objetivo de proporcionar autonomia financeira para mulheres, o programa “Tá com Elas – o Crédito é da Mulher”, desenvolvido pela Secretaria da Mulher, é finalista da competição mundial de inovação digital promovida pela Bloomberg Philantropies para acelerar ideias desenvolvidas por cidades em resposta à pandemia da covid-19.  A iniciativa disponibiliza serviços de estímulo e orientação para mulheres empreendedoras beneficiadas pelo programa de microcrédito da Prefeitura, o Crédito Popular do Recife (CredPop), criado no início deste ano e que tem como meta atender 15 mil mulheres até 2024.

POLÍTICAS PÚBLICAS

REFERÊNCIA

Recife é referência em política pública para mulheres no país. Em 2015, ganhou o Selo ONU Pró-Equidade de Gênero e Raça. Por meio da Secretaria da Mulher, desenvolveu políticas como o Centro de Referência Clarice Lispector, para atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e sexista; o Centro Julia Santiago, para prevenção e qualificação profissional, e apoiou cooperativas de mulheres catadoras com o Projeto Recicla Mais. A cidade também é a primeira capital do país a garantir 50% dos cargos de liderança na gestão municipal para mulheres. 

ORGANIZAÇÃO

A Bloomberg Philanthropies atua em mais de 120 países ao redor do mundo para garantir maior longevidade e qualidade de vida a um grande número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para a criação de mudanças duradouras: artes, educação, meio ambiente, inovação governamental e saúde pública. Para mais informações, visite: www.bloomberg.org.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter