logo donadelas

Notícias & Negócios de 17 a 23 de outubro de 2021

EXEMPLO

APOIANDO MULHERES

Luiza Trajano, empresária e a segunda mulher mais rica do Brasil, segundo a revista Forbes, está sempre nos holofotes para o bem. Em setembro, a principal acionista e presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza (MGLU3), entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, da revista americana Time. Diante de tudo que conquistou, ela mantém sua postura humilde e batalhadora no dia a dia, e se dedica em compartilhar a sua experiência e participar de iniciativas em prol da sociedade brasileira. Em participação no podcast “Mesa Pra Quatro”, apresentado por Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita (disponível na plataforma Spotify), Luiza contou que gosta de apoiar o empreendedorismo, incentivando empresas de menor porte, especialmente aquelas com mulheres na liderança.

Luiza Trajano / Crédito: Divulgação

POLÍTICA

Apesar de nunca ter se filiado a nenhum partido, Luiza se descreve como política. Conselheira do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), ela participou dos movimentos políticos para fortalecer o varejo e de ações geradoras de emprego. “Para mim o mais importante que eu posso fazer pelo Brasil é gerar emprego,” ela conta. Na filantropia, Luiza tem costume de visitar áreas no sertão nordestino há mais de 6 anos e conta que conhece a realidade difícil que algumas pessoas vivem. “Eu sei o que é não ter água e não ter oportunidade. Eu não vivo numa redoma de vidro”, desabafa, mencionando que participa das ONGs Amigos do Bem e Rendeiras. Vale a pena ouvir o podcast com a Luiza Trajano, no Spotify.

OUTUBRO ROSA

EVENTO

O mês de outubro é palco para a conscientização sobre o câncer de mama que atinge diversas mulheres no mundo todo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a mais incidente em mulheres, com aproximadamente 2,3 milhões de casos estimados em 2020 – o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres em todo o mundo. Diante desses dados, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) promove evento “SEBRAE Delas” no Outubro Rosa, gratuito e online, com a participação de especialistas e empreendedoras. Será nesta segunda, 18 de outubro, das 19h às 21h. Para participar, as interessadas devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/SebraeDelasOutubroRosa.

GOIÂNIA

INCENTIVOS

A Câmara Municipal de Goiânia passa a contar com um novo instrumento para homenagear as mulheres: é o Prêmio Mulheres Empreendedoras de Goiânia, dedicado àquelas que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo à frente de empresas, cooperativas, clubes de trocas e associações nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços. A premiação será entregue anualmente, numa sessão especial da Câmara, a ser realizada na segunda quinzena de março, mês em que se comemora do Dia Internacional da Mulher. Cada vereador poderá premiar uma homenageada, que deverá a ser indicada até o dia 30 de outubro que anteceder a premiação, neste caso, o dia 30 deste mês para as indicadas do próximo ano. O projeto que criou o prêmio é de autoria da vereadora Sabrina Garcêz (PSD).

Vereadora Sabrina Garcês / Crédito: Câmara de Goiânia / Divulgação

NEGÓCIOS

SEBRAE

Colada em Recife, capital pernambucana, a cidade de Olinda também tem vagas para as turmas três e quatro do curso SEBRAE Delas – Mulheres de Negócios. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda, 18/10, e poderão ser realizadas de forma virtual pelo perfil no Instagram da Sala do Empreendedor de Olinda:  @saladoempreendedordeolinda.  Quem preferir também pode realizar o procedimento, das 8h às 13h, de segunda a sexta, presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, que coordena o projeto. O foco será no público feminino que já empreende em áreas como moda, gastronomia e beleza. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Olinda com o SEBRAE.

Sebrae Delas Olinda / Crédito: Sebrae / Divulgação

FEIRA

Outra novidade é que na próxima quinta-feira, 21/10, as mulheres que concluíram as turmas um e dois vão participar de uma feirinha apresentando tudo que a capacitação oferecida proporcionou, das 9h às 17h. O momento também servirá para a entrega dos certificados de conclusão, com a presença do prefeito, Professor Lupércio. Seguindo todos os protocolos contra covid-19, o evento será no estacionamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, na Avenida Liberdade, 68, Carmo, Olinda, Pernambuco.

FORMAÇÃO

ONLINE

O Programa Você – Voluntariado Cemig, vai promover a 4ª edição da formação “Mulher Empreendedora Online“. A iniciativa visa formar mulheres para a gestão de seus próprios negócios, incentivando o empreendedorismo feminino. Segundo a analista de Sustentabilidade Empresarial Marina Souza Lúcio Oliveira, da Cemig, a iniciativa tem se mostrado uma ótima oportunidade para as mulheres mineiras e os resultados motivam a companhia a promover mais edições.

INSCRIÇÕES

Podem participar mulheres que já possuem seu empreendimento ou que estão pensando em abrir um negócio próprio. A formação será nas quartas e quintas-feiras, nos dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de novembro, das 18 às 20hs. Será tudo online, e o link será enviado para os e-mails cadastrados no formulário de inscrição. As inscrições vão até sexta, dia 22/10 pelo link: https://forms.gle/b5Pbo768o5i3hBbH9, mas corre lá, as vagas são limitadas! 

BOLSA

EMPREENDEDOR

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o governo de São Paulo oferecerá mais de 45 mil bolsas para atender microempreendedores individuais e desempregados em situação de vulnerabilidade social. Os contemplados receberão a qualificação necessária para integrarem o mercado formal. As bolsas serão disponibilizadas com base na ordem de prioridade, serão priorizados mulheres, pretos, pardos, jovens, indígenas e pessoas com deficiência. 

INSCRIÇÕES

As bolsas terão valor de R$ 1 mil, e o pagamento deverá se dar em duas parcelas, isto é, duas de R$ 500,00. A bolsa criada pelo programa do estado de São Paulo só irá ser paga para aqueles que participarem do curso gratuito sobre empreendedorismo, desenvolvido pelo programa Empreenda Rápido. Somente maiores de 18 anos poderão participar do programa de bolsas, também é preciso residir no estado de São Paulo. Serão aceitos alfabetizados informais e autônomos, desempregados e microempreendedores individuais. As inscrições são realizadas através do portal  bolsadopovo.sp.gov.br, e só podem ser feitas até o dia 24 de outubro.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter