logo donadelas

Novidades no mundo da inovação

A Tecnologia 5G já chegou ao Brasil e com ela uma série de outras inovações. O Brasil esperava por essa boa notícia, visto que muitos países já haviam implantado a “quinta geração”. Brasília foi a primeira cidade no Brasil a ser receber a versão “pura” da tech, que propõe mais velocidade. A previsão é que até setembro, todas as capitais brasileiras estejam operando no 5G.  Até agora, as pessoas que já possuem celulares homologados, não precisam alterar seus planos, segundo as Operadoras Vivo, TIM e Claro.


Mas sabemos que até a tecnologia estar totalmente implantada ainda teremos um período de adaptação e oscilações. Mas o que muda com o 5G? A primeira, senão a mais importante, é a velocidade na comunicação e, com ela, as vantagens de poder receber e enviar mensagens, arquivos, baixar vídeos, streamings, dentre outros.


Para os especialistas “a quinta geração da internet vai aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir a latência”, conforme artigo do G1 do Distrito Federal. E para quem utiliza equipamentos móveis para desenvolver seus trabalhos, a tecnologia vai promover um ganho de tempo e valor em seus resultados, além de ofertar um leque de aplicações.


Com a velocidade 5G o tempo de resposta das conexões vai revolucionar os smartphones, tablets, notebooks e gadgets inteligentes, visto que as altas velocidades vão permitir que muitos processamentos ocorram diretamente na nuvem. Imaginem o ganho com isso?


Para um país continental e de grandes desigualdades sociais, a implementação de uma nova tecnologia nos aproxima mais dos grandes países, mas em contrapartida ressalta o quanto ainda precisamos percorrer para preencher um gap fundamental, o da educação. Comentamos em outro artigo sobre o déficit de profissionais formados em áreas importantes para incrementar a economia e promover o desenvolvimento no Brasil. E quando se trata de profissionais de Tecnologia da Informação, esse gap é maior ainda.


Sabemos que muitas das decisões sobre educação e desenvolvimento passam pelo poder público e o que desejamos, neste período de eleição, é que a população fique atenta para eleger políticos que estejam realmente comprometidos com esta e outras pautas sociais tão importante para promover o crescimento do país.


Mas dando continuidade ao nosso tema sobre novidades e inovações, no início do mês de julho a consultora e escritora Martha Gabriel, especialista em inovação, marketing e educação publicou em sua página no Instagram uma lista com as principais tendência tecnológicas no mundo dos negócios, organizada pela MIT Technology Review. São tendências que passam pelos temas da saúde, energia e meio ambiente. E muitas delas possuem algo em comum: melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente.


Isso é muito importante num período em que as incertezas promovidas pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia nos trazem uma série de ameaças ao planeta. Uma delas é a construção de usinas com a finalidade de remover o dióxido de carbono do ar, para reduzir os impactos ambientais e retardar o processo de aquecimento global.


Como podemos ver, se a tecnologia não for utilizada para gerar valor para os negócios, para promover o bem-estar das pessoas e garantir um futuro melhor para o planeta, tudo o que construímos até agora perderá o sentido. Como dizem os cientistas, a tecnologia precisa fazer sentido na vida das pessoas. Assim, vamos utilizá-la da melhor forma.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter