logo donadelas

O que comprar na hora de morar sozinha?

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 11,7 milhões de brasileiros moram sozinhos, o que corresponde a 16,2% dos lares do país. Desde que esta pesquisa é realizada, é o maior índice de pessoas que moram só. E este número é crescente!


Se você já mora sozinha, sabe bem das responsabilidades e dos gastos que isso proporciona. Mas se pretende fazê-lo, muito provavelmente não sabe exatamente o que te espera, não é verdade? Preparei este conteúdo para ajudar justamente quem está dando este passo, porque vem muito trabalho e gastos pela frente, certo?


Defina prioridades

A lista de compras é enorme, e vai de itens absolutamente necessários, como geladeira, fogão, roupa de cama, de banho e móveis, até produtos que não são de primeira necessidade, como itens de decoração.


Se a lista é enorme, claro que a conta também será! Portanto, é preciso estar preparada para estes gastos. Não se esqueça que você ainda gastará um bom dinheiro com a mudança, com faxina e até, talvez, com pequenos reparos e pintura.


Portanto, definir prioridades é essencial. Devemos evitar pedir um empréstimo, porque o custo é enorme e pesa bastante no bolso, mas também não podemos desorganizar as nossas finanças. Ao definir prioridades, você poderá gastar o que tem, sem atropelos, e montará sua casa aos poucos, curtindo cada conquista.


Quais itens são prioridade?

• Geladeira

• Fogão

• Conjunto de panelas, pratos, talheres, copos e utensílios gerais

• Roupa de cama e de banho

• Mesa de jantar com cadeiras

• Cama (na verdade, muita gente começa apenas com o colchão, que é colocado no chão, mas neste caso compre uma capa para ele)

• Vassoura, pá de lixo e varal para as roupas lavadas


Todo o resto pode ser comprado aos poucos, inclusive micro-ondas e sofá. Armário também, porque provisoriamente você poderá improvisar com araras.


Dicas de como economizar nas compras

Há uma forma muito divertida e absolutamente especial de conseguir economizar nestas compras. Trata-se do chamado chá da casa nova. Convide os amigos para visitá-la, e promova o evento. Cada convidado levará um item de uma lista previamente preparada, como concha para pegar feijão, funil, peneira, lixeira, descanso para copos, garrafas para água, potes plásticos e muito mais. Cada um também poderá levar uma bebida ou uma comidinha, assim você evitará os pesados custos da reunião.


Planejamento é fundamental

Definir prioridades é muito importante e é um dos principais segredos para montar uma casa sem atropelos, sem causar danos às suas finanças pessoais. Mas de nada adianta definir prioridades sem se planejar.


Você precisa saber exatamente de quanto dispõe para definir as prioridades. E você pode programar suas compras dividindo os pagamentos em suaves prestações.


Faça uma boa pesquisa de preços, use e abuse da internet para isso, defina quanto pode gastar mensalmente e por quantos meses e planeje suas compras.


Este é um momento muito especial e prazeroso! Se você está dando este passo, te desejo toda a sorte do mundo e que consiga montar um lar aconchegante, gostoso, bonito e cheio de seu estilo!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter