logo donadelas

O que faz um bom vendedor?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a retomada da economia, as pessoas estão voltando a ir às compras, porem com alguma cautela ainda e, principalmente pesquisando mais o que comprar.

Nesse sentido o atendimento por parte do vendedor deve, mais do que nunca, ser impecável.

Toda a comunicação entre o vendedor e o cliente precisa ser baseada na cortesia, educação e respeito.

Aquele vendedor chato, ou aquele que faz de conta que você não está na loja, precisam rever sua postura, hoje o cliente quer atenção e quer informação sobre o produto ou serviço.

Receba o cliente sempre com um sorriso e um cumprimento, bom dia, boa tarde, boa noite. Se apresente a ele, diga seu nome e pergunte o nome dele.

Não espere que o cliente vá ate você, isso pode dar a impressão de que a presença dele pouco importa.

O cliente não é seu querido, seu amor, ele deve ser tratado com uma boa dose de formalidade. Na dúvida, chame de senhor ou senhora e espere que ele sinalize que o tratamento pode ser menos formal.

Não toque no cliente, mantenha uma distância regulamentar. Olhe nos seus olhos e fale com calma e educação.

Gírias e palavrões não existem nessa relação.

Mesmo que o cliente seja um chato que pergunta tudo, mantenha a calma e a postura, demonstrar que está ficando entediado não vai te ajudar na venda.

vendedora

Seus gestos e sua postura falam por você, cabelos penteados, maquiagem leve, mãos e unhas limpas, perfume suave, e principalmente o cuidado com o que está vestindo, são decisivos para que o cliente forme uma impressão positiva a seu respeito.

Se a loja permite que você fique com o telefone celular, mantenha no modo silencioso, e no intervalo você retorna as mensagens ou ligações, mas jamais deixe o cliente esperando para atender ao telefone.

Cuidado com a conversa com o cliente, não faça comentários sobre outro cliente nem sobre a loja, que não estejam diretamente relacionados à sua venda. Não emita opinião e não pratique o elogio quando na verdade a roupa não está nada adequada.

Durante o atendimento, é corriqueiro o cliente abordar assuntos em nada relacionados à venda. Muitas dessas conversas enveredam por temas polêmicos, como política e religião. Nessas situações, ouça com amabilidade, mas evite opinar ou tomar partido.

Seja honesta se sua opinião for pedida, mas não deselegante ou grosseira, diga apenas que outra peça, outra cor valorizam mais o tipo físico do cliente.

Em uma venda todo o cuidado é pouco, então tenha cuidado e boas vendas!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos da Autora

Assine a nossa newsletter