O que não fazer à mesa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Há coisas que pessoas com bons modos nunca fazem a mesa. Quer um exemplo, espetar comida do prato de seu acompanhante, sem a menor cerimônia. Muitos casais acham bonitinho dar a comida na boca do outro. Mas, com o mesmo garfo é feio. Quer dar um pedacinho para seu amor, corta, espeta com o garfo dele e pronto, tudo certo.

Há pessoas que falam com a boca cheia ou mastigam de boca aberta. Além de ser muito deselegante é uma cena bem feia de se ver, aquela comida remexendo dentro da boca. Guardanapo de tecido é colocado na mesa para ser usado. Antes da refeição ele deve estar do lado esquerdo, durante a refeição, no seu colo.

Ao terminar vai para o lado direito para ser recolhido. Se você vai levantar por qualquer motivo, mas ainda não terminou a refeição, pode deixar o guardanapo na cadeira, sem problema. Se você, inesperadamente, encontrar um inseto ou fio de cabelo no prato, não comece a gritar nem a fazer escândalo. O assunto é delicado, então prefira chamar o gerente do restaurante ou a pessoa mais indicada para lidar com o problema de forma discreta.

Etiqueta

Da mesma forma se o prato vier errado ou com qualquer outro problema. Comida quente demais, espere esfriar um pouco, nada de soprar, por favor. Há mães que fazem isso quando estão dando comida para os filhos, péssimo exemplo, a criança vai achar que é normal. Talheres usados jamais devem ficar sobre a mesa ou sousplat. Se não houver suporte de talher para deixar, deixe dentro do prato mesmo.

Ao conversar deixe os talheres repousados sobre o prato, não fique gesticulando com talheres nas mãos, isso é outro sinal de maus modos. Lembre-se, as regras de educação são para você saber, não para ficar falando. Se o seu vizinho de mesa estiver com o guardanapo pendurado no colarinho, colocar todos os seus objetos sobre a mesa, comer fazendo barulhos e com a boca aberta e passar na sua frente na hora de servir, creia, é possível suportar.

Fique calma, e por favor não fale nada!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter