logo donadelas

Planejamento + Estratégia: uma equação para o futuro do meu negocio

Você conhece alguma empreendedora que desde que começou o seu negócio nunca realizou um planejamento estratégico?


A realidade de grande parte das empreendedoras brasileiras é essa. Iniciaram seus negócios motivadas por necessidade, vocação, espírito de liderança… E desde que começaram estão “seguindo o fluxo”. Isso significa que o que produzem, o quanto estocam, as condições de contratação de pessoas para o negócio, são resultado das variações de vendas e não de um movimento prospectivo.


É claro que o comportamento do consumidor deve ser considerado ao se realizar a definição de próximos passos para o seu negócio. Mas sua empresa merece uma valorização, para além disso. Você não pode se tornar refém de um movimento estica – empurra determinando pelo quanto de necessidade o seu cliente lhe demandou. Você não se desenvolverá dessa maneira! E poderá estar retardando o seu processo de tomada de decisão, a ponto de perder “o cavalo branco alado”, que está se anunciando para o futuro do seu negócio.


O que estamos querendo lhe mostrar é que o seu negócio merece uma estratégia para permanecer relevante para os seus clientes. É necessário que você consiga alimentar no mercado o desejo por aquilo que você realiza de entrega de valor. Para isso, é fundamental a utilização dessas ferramentas planejamento + estratégia.


Imagine a seguinte situação: Eu quero adquirir uma máquina de costura para o meu ateliê e não tenho recursos disponíveis no momento. Essa máquina iria dobrar a produção de peças e possibilitar o aumento de vendas no online. Tenho um motivo real para a compra. O que está faltando nessa “equação”? A resposta é, a organização adequada para o desenvolvimento que você quer ver acontecer no seu negocio; o alcance que prospecta para isso, é o como o fará. Essa é a atuação de um Planejamento Estratégico.


Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção ao planejamento e à estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses.


As razões dessa atenção crescente ao planejamento e à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras. E fundamentalmente temos como uma das causas mais importantes para a utilização do Planejamento Estratégico o fato de que com a revolução tecnológica e a cibercultura, os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças estão ocorrendo nos setores econômico, social, tecnológico e político, e como empreendedoras não podemos estar desatentas a isso.


O Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que os ajustes na empresa, sejam feitos com inteligência.


Se você até o momento não fez um Planejamento Estratégico para a sua empresa, ou se o fez, não deu continuidade; essa talvez seja a hora de adquirir novos conhecimentos sobre como pode otimizar um modelo mais simples, e dele partir para a maturidade de outros planejamentos. O importante, e fundamental, é compreender que a realização desse Planejamento Estratégico pode representar a diferença entre o resultado que você está obtendo hoje, e o melhor resultado que poderá obter no futuro.


Leia mais sobre o assunto; converse com seus colaboradores; assuma a liderança nessa busca pelo desenvolvimento de melhores estratégias para o seu negócio.


Quem se habilita a viver sonhos, não vive em permanente estado de PRE. OCUPAÇÃO. Mas , em constante estado de PRE. PARAÇÃO.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter