logo donadelas

Quanto tempo você investe em elogios por dia?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já parou para pensar que a energia da crítica é muito mais intensa que a do elogio? Basta ler alguns comentários de posts nas redes sociais, por exemplo.

Muitas pessoas se propõem a julgar, difamar, reclamar e até mesmo xingar outras, simplesmente por não concordarem com algo que foi publicado. Porém, se você olhar, poucas se propõem a escrever para elogiar algo, algumas no máximo clicam em “curtir” ou inserem emojis. Ou seja, a energia do elogio muitas vezes não é tão forte a ponto de nos mover para a ação de divulgá-la.

Como você se sente quando alguém elogia seus posts? Elogia seus produtos ou serviços? Em geral nos sentimos bem, realizadas, não é mesmo? Por que o elogio é a prova social de que fizemos algo de bom.

Ontem participei de um almoço empresarial, cujo tema da palestra era liderança. Um dos presentes do almoço fez uma colocação que achei interessante, ele relatou um fato ocorrido em seu primeiro emprego, há mais de 30 anos, como cartazista numa rede de supermercados. Seu patrão certo dia disse que ele era um dos melhores cartazistas que ele já tinha visto e provavelmente era um dos melhores do Brasil. Ele lembrou com emoção desse momento e partilhou com todos os presentes o quanto isso representou para a vida profissional dele.

Às vezes, não fazemos ideia do quanto podemos impactar a vida de uma pessoa, apenas sendo verdadeiras, apenas ressaltando algo que ela fez de bom. E isso não custa nada!

Já temos críticos demais no dia a dia cuidando de nossas vidas, não sejamos mais um desses!

Portanto, meu convite hoje para vocês, mulheres Donadelas, é que fiquem atentas a todas as pessoas que fazem parte da sua vida, profissional e pessoal, e busquem identificar ações que possam ser estimuladas, elogiadas, constantemente.

Fornecedores, clientes, funcionários, amigos, familiares, vizinhos… pare e pense: “O que a pessoa que está neste momento diante de mim, faz ou fez que merece ser elogiado?” e a partir do momento que você identificar a ação, declare seu reforço positivo para a pessoa!

Pode ser um novo corte de cabelo da amiga, uma inovação que um fornecedor te apresenta, a disponibilidade de uma vizinha em fazer caridade, uma ideia diferente de uma funcionária… vale tudo que for verdadeiro de sua parte.

Quando você ler um post que gostar, nas redes sociais, invista um minuto a mais, evite só enviar emojis, escreva elogiando a pessoa, conte o que ou porquê gostou daquela publicação. Você não imagina o quanto suas palavras podem impactar positivamente a vida das outras pessoas! E olha, pessoas felizes, transformam a realidade à sua volta.

Seja você, a mudança que quer ver no mundo. Pratique priorizar seu olhar para o que é bom e você vai se surpreender com os resultados dessa sua postura!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos da Autora

Assine a nossa newsletter