logo donadelas

Rússia e Ucrânia em guerra. E eu com isso?

Muito provavelmente você deve ter se assustado com o título deste artigo ou ao menos ficado curiosa. Afinal, estamos juntas aqui neste espaço conversando sobre finanças, contabilidade, trocando ideias e compartilhando sobre empreendedorismo, então o que essa guerra tão indesejada pode ter a ver com o nosso universo?


Pois bem, eu garanto que estar de olho no cenário mundial financeiro é o mínimo que qualquer mulher muito bem antenada pode fazer para cuidar bem de suas finanças. Mas como esse conflito lá no Leste Europeu pode afetar a nossa vida financeira aqui no Brasil? O que eu e você temos a ver com esta guerra entre a Rússia e a Ucrânia? Será que esta questão nos afeta apenas por questões humanitárias e de solidariedade?


Antes de mais nada, quero registrar minha solidariedade a todas as pessoas envolvidas diretamente neste conflito, uma guerra totalmente desnecessária e que, infelizmente, não sabemos quais serão suas consequências reais e quanto tempo irá durar. É claro que isso afeta o nosso coração, o nosso bem-querer ao próximo! E isto me toca muito.


Mas é importante a gente entender que uma guerra, hoje, não envolve somente os países em conflito, mas indiretamente o mundo inteiro. Todos somos atingidos, todos os países dos cinco continentes! Mas quais são os desdobramentos que esse conflito pode trazer para as nossas finanças?


Imediatamente após a Rússia atacar o território ucraniano, muitas pessoas do mundo inteiro ficaram inseguras com este cenário e, consequentemente, as bolsas de valores começaram a derreter, a perder muito valor. A dúvida de todos é: o que fazer com o meu dinheiro? Como se proteger de tudo isso?


O preço dos alimentos pode subir

Esta é uma preocupação legitima e muito pertinente, porque os países envolvidos são grandes produtores agrícolas mundiais. A Ucrânia e Rússia, por exemplo, exportam nada menos do que 30% do trigo comprado pelo resto do planeta. Isso mesmo, praticamente um terço do trigo consumido no mundo inteirinho vem da Ucrânia e da Rússia, e a guerra ameaça interromper a distribuição destes grãos. E qual a consequência disto? O preço dos alimentos pode subir, e isso afeta a todos nós, indistintamente. Afeta a nossa mesa.


O petróleo e gás já estão mais caros

A Rússia tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo e fornece gás para uma grande parte da Europa, através da Ucrânia. Um conflito militar como este afeta diretamente todo o mercado do produto. Uma interrupção nesta cadeia de suprimentos tem um impacto gigantesco para a maior parte do mundo.


Pense como isso já está impactando no preço do petróleo! E é absolutamente importante lembrar que o desdobramento disso tudo não se dá apenas no preço do litro da gasolina do seu carro. No Brasil, quase tudo é transportado por caminhões, e o preço do frete vai aumentar também! Você, empreendedora, possivelmente terá que reajustar seus preços, e dai isso vira uma bola de neve inflacionária. Com a disparada da inflação, o Banco Central aumenta a taxa de juros para tentar contê-la, e isso afeta a todos nós diretamente.


Então o que fazer?

Se manter muito bem informada é o primeiro e decisivo passo para se proteger desta situação tão indesejada e complicada. Isso é uma obrigação nossa, porque quem empreende precisa acompanhar os desdobramentos da economia, não é verdade?


Então, muita cautela com os gastos! Ter uma reserva, um colchão financeiro é uma forma de estar preparado para imprevistos.


Fique de olho nos seus investimentos, converse com um consultor, leia os jornais, troque ideias com suas colegas empreendedoras. Estar bem informada e bem assessorada é estar pronta para tomar as atitudes necessárias para preservar as nossas economias pessoais e tomar decisões gerenciais sobre os nossos negócios.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter