logo donadelas

Ter controle financeiro é diferente de ter gestão financeira

Você sabia que nada menos do que 60% das empresas fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades aqui no Brasil? Esta estatística é muito preocupante, e é oficial. É o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quem garante!


Cabe a nós pensar sobre isso. E de todas análises que são feitas sobre este número, as mais importantes são aquelas que tentam explicar o porquê desta situação. É preciso entendê-la para que não se repita conosco.


Pois sabe qual é um dos principais motivos para empresas fecharem as portas antes mesmo de quatro anos de atividades? A falta de controle e de gestão financeira. E não se trata apenas de inabilidade com a matemática, viu? É desconhecimento e descompromisso com as finanças mesmo.


Resolvi escrever sobre este tema, que me parece muito relevante para todas nós, empreendedoras. Mas você sabia que ter controle financeiro é diferente de ter gestão financeira? Pois é, é diferente, sim, e é muito importante que você saiba diferenciá-los. Vamos descobrir como?



O que é controle financeiro?

O controle financeiro é a forma como a sua empresa registra todo o movimento de suas finanças. Por meio do controle financeiro, você sabe tudo o que entrou e saiu do caixa. Você identifica todos os pagamentos feitos para e por sua empresa, e isso é fundamental, certo?

Portanto, o controle financeiro é uma ferramenta para garantir a qualidade da gestão financeira.



Mas o que é gestão financeira?

Quando você define estratégias, otimiza o controle e busca resultados financeiros melhores, você está promovendo uma gestão financeira. Por meio dela, você prepara o seu negócio até mesmo para possíveis instabilidades, o que é muito normal de acontecer. Sem uma gestão financeira apurada, você pode comprometer até mesmo a rentabilidade do negócio.


A gestão financeira é focada nos resultados. Simples assim! Quer um exemplo? Quando você adota o cartão de crédito como meio de pagamento, precisa estar preparada para receber aqueles recursos escalonadamente.



Tenha o controle e a gestão financeira do seu negócio

Acredito que você tenha entendido direito estes dois conceitos. E deve ter percebido que eles se complementam. Portanto, fica fácil entender que ambos são fundamentais para a saúde financeira do seu negócio.


Garantir uma gestão financeira eficiente e inteligente, voltada para o resultado, é uma das condições para a prosperidade do negócio. E não se consegue isso sem um excelente e rigoroso controle financeiro.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter