logo donadelas

Uma segura na mão da outra

O empreendedorismo feminino cresceu nos últimos 3 anos cerca de 55%, e 26% destes, foram na pandemia, conforme pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora.

Como já falei anteriormente, muitas destas mulheres empreendem por necessidade e já têm muita dificuldade em obter crédito. Na pesquisa da Rede Mulher 43% das participantes tiveram suas solicitações de empréstimos negadas, o que mostra a necessidade de nós mulheres apoiarmos umas às outras. E não é só “mimimi” não, é apoiar uma utilizando o negócio da outra, sempre que possível, pois qualidade independe de gênero.

Sabemos que cada dia mais, as mulheres atuam em áreas predominantemente femininas, e mesmo diante de tantas dificuldades existem histórias inspiradoras, hoje quero compartilhar uma para que você, leitora, perceba que às vezes, de onde menos imaginamos, podemos criar um grande negócio.

Hoje, quero te apresentar a Mana Manutenção, empresa de serviços residenciais e reformas feito apenas por mulheres. Ela surgiu depois da dona sofrer assédio por um entregador de gás em sua casa. A situação difícil pela qual passou fez pensar em organizar algum conhecimento que já tinha, se preparou mais e começou a oferecer serviços de manutenção para mulheres pelo faccebook. A postagem chamou atenção de Katherine Pavloski que adorou a ideia e se tornou sócia. Hoje a arquiteta toca a empresa sozinha.

Atualmente a Mana Manutenção conta com 5 mulheres na equipe, prestando diversos tipos de serviços de manutenção domésticas, como montagem de móveis, cortinas e quadros, reparos elétricos e coisas do gênero.

Segundo Katherine, empreender é desafiador, porque você vê a maioria dos negócios sendo geridos por homens e o mercado ainda não acredita na capacidade da mulher, por conta de todos os preconceitos. Qualquer semelhança não é pura coincidência, não é mesmo?

A maioria de nós sofre algum tipo de preconceito ou assédio no dia a dia da vida profissional, seja por algum colega de trabalho, sócio, cliente ou até mesmo por funcionários que muitas vezes questionam a capacidade de empreendedora/empregadora. Mas, o que ainda me choca é quando sofremos preconceito de outras mulheres, e não falo aqui sobre divergências de opinião ou concorrência, e sim do fato de mulheres denegrirem o trabalho de outra mulher sem ao menos conhecer o produto ou serviço, apenas duvidando da capacidade intelectual e empreendedora da outra.

Acredito que para qualquer negócio prosperar é necessário muito estudo e dedicação, mas em negócios liderados por mulheres acrescento a ajuda, principalmente de outras mulheres.

Conversar com outras mulheres, aprender uma com os erros da outra e com os acertos também, afinal se dividirmos o conhecimento do que deu certo, mais mulheres terão resultados melhores em seus negócios. Impactando na geração de postos de trabalho, na diminuição da fome, no número de crianças nas escolas, arrecadação de impostos, no empoderamento feminino, e com isso diminuindo o número de violência doméstica. Afinal, a independência financeira é o primeiro passo para o fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade emocional e financeira.

Então se você tá aí desmotivada com o seu negócio achando que não tem jeito, porque as vendas estão baixas, a economia tá difícil e a pandemia não acaba, pense em uma nova forma de vender o que produz ou de oferecer seu serviço, pois mantendo seu negócio ativo e produtivo, você vai inspirar outras mulheres a empreenderem.

Um movimento que você pode fazer é convidar suas amigas a participarem da rede Donadelas, pois estamos criando uma rede de relacionamento exatamente com a finalidade de apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino.

Afinal, UMA SEGURA A MÃO DA OUTRA. Olhe a sua volta, tenho certeza de que nesse exato momento tem uma mulher precisando que você segure a mão dela.

Um Feliz Natal Donadelas!!!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
1
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine a nossa newsletter