logo donadelas

Uns querem existir. Outros, querem muito mais que isso!

Existir é uma condição inata. Mas nem tudo o que existe está vivo. Os OUTROS querem muito mais do que existir, querem se sentir vivos!


A definição de Vida é ampla. Qualquer organismo capaz de se reproduzir, evoluir, produzir e/ou obter energia e manter um metabolismo, é considerada um ser vivo. Para a teoria da evolução biológica, somos o resultado de contínuos processos de mudança. O que significa que todas as espécies não são fixas e estão em constante modificação.


Mas, tenho certeza que Darwin agradeceria se entendêssemos que o fato de evoluirmos como espécie, não restringe a necessidade de evoluirmos intelectual e culturalmente, ou de precisarmos desenvolver o que pode ser inato – como por exemplo, talentos – e também o que não o é – como por exemplo, competências e habilidades – mas que pode ser desenvolvido a partir de nosso interesse, determinação e comprometimento.


Mas, antes de tudo, você precisa estar consciente do significado de “estar viva”. Qual o seu propósito ou razão de viver?


No oriente, quando se referem a razão para viver, não estão falando de um ponto no futuro, mas de cada ponto construído ao longo da jornada, em cada momento que vivemos. É uma razão, um motivo para levantar da cama todos os dias e buscar o próprio sentido da sua vida. Para eles, a razão para viver está na busca e não na chegada.


Essa é uma busca subjetiva. Não é algo acabado, ou tem uma fórmula pronta. E requer sua disposição de entender que encontrar um propósito, requer mais do que ter um trabalho bem remunerado. Estamos falando de atuar com amor, proficiência, e sendo capaz de agregar valor com o que faz, produz ou realiza.


Agora vamos pensar em termos empresariais. Seu negócio existe ou “está vivo”? Ele tem uma razão de existir e vivenciar o presente e o futuro?


Ao empreender, muitas pessoas tendem a procurar caminhos prontos, copiar modelos e seguir modismos. E, acabam por acreditar que isso é uma oportunidade. Mas, será que essa pessoa se perguntou sobre qual o valor que tem abrir esse negócio? O que ela quer obter que seja capaz de justificar seu interesse, e manter sua motivação, empenho, e engajamento?


Muitas confundem fazer tudo certo, com fazer tudo igual. Aprenda que seus encontros com o mundo são sempre inéditos. E são repletos de sua relação afetiva, perspectivas e história de vida.


Enquanto para ser vivo basta ter vida, “estar vivo” implica em perceber a própria condição de existência, ser capaz de ter consciência sobre o cenário presente e as perspectivas de um cenário futuro, experienciar novas atualizações, sensações e, mudanças. E, principalmente, ter a clareza de qual a razão de sua busca.


Enquanto existir for o seu único objetivo. Você está abrindo espaço para que OUTROS conquistem o muito mais a que se propõem. E o futuro? Pode ser que seja apenas a evidência de que “o tempo passou” para você, ou para seu negócio.


Talvez você não precise ter tanto medo de cair, recomeçar ou fracassar. Medo mesmo você deveria ter de ficar num lugar que não lhe faz feliz!

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter