logo donadelas

Você sabe explicar a ideia do seu negócio em uma frase?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cada dia que passa, as pessoas têm menos paciência e tempo para ouvir as outras. E claro, por mais que algumas sejam suas amigas, nem sempre estão dispostas a parar por longos minutos para escutar detalhes do seu negócio, principalmente se sua explicação for confusa.

Então é muito importante que você se prepare para responder em poucas palavras, a perguntas como:

  • “Qual o seu negócio?”
  • “O que você faz mesmo?”
  • “Quais benefícios eu terei em participar da sua associação?”
  • “O que vou aprender fazendo seu curso?”
  • “Qual o diferencial do seu produto?”

Quanto mais assertiva você for na resposta a perguntas como essas, mais chances da outra pessoa compreender com facilidade, se interessar mais pelo seu trabalho, e claro, indicar e comprar de você!

O nome usado para esse tipo de técnica é PITCH. Mas afinal, o que é um pitch?

De uma forma bem resumida, pitch é o nome dado a uma apresentação rápida de um produto, serviço ou negócio, com o objetivo de persuadir, vender aquela ideia para clientes, parceiros ou investidores.

Em um artigo para a Harvard Business Review, Kimberly D. Elsbach, professora da Universidade da Califórnia, afirma que ter ideias criativas é fácil – o difícil é vendê-las para estranhos.

Pense nos benefícios que seu produto ou serviço oferece aos clientes, e crie uma frase objetiva, poderosa, que mostre o que você faz, e que ao mesmo tempo gere curiosidade para a pessoa perguntar mais, não por falta de informação, mas por que a forma como você apresentou, despertou o desejo no outro de saber mais, compreende?

E você não precisa ser expert para ter uma apresentação eficaz. Ter bom senso já é boa parte da solução! Coloque-se no lugar da outra pessoa que vai ouvir, e pense: Que informações sobre esse negócio são essenciais, que precisam ser ditas neste momento? Reflita, avalie, tome nota das perguntas, e elabore respostas concretas, diretas.

apresentação de negócio

Alguns exemplos de respostas objetivas, que podem ser um diferencial:

  • “Oferecemos comida saudável com sabor caseiro, utilizando ingredientes de verdade, que são preparados com atenção e amor.” – Restaurante Natural
  • “Somos a primeira rede social gratuita para mulheres empreendedoras do Brasil.” Rede Donadelas
  • “Este curso prepara você para lidar com situações inusitadas na empresa, de maneira que você poderá tomar decisões muito mais assertivas diante dos problemas.” Treinamento na área de Desenvolvimento Humano
  • “Nosso diferencial em questão de sustentabilidade, é que nos preocupamos em tratar todos os resíduos de tintas antes do descarte no meio ambiente.” Fábrica de camisetas

Lembre-se, o sucesso do seu negócio está nas suas mãos, e estar preparada para responder o máximo possível de perguntas, de maneira objetiva é essencial!

Portanto, desenvolva argumentos focados para cada pergunta, tome nota, leia em voz alta suas respostas, apresente-as para uma pessoa que você confia, peça feedback. Refaça o texto quantas vezes for necessário, até ter em mente as frases certas.

Você vai se surpreender o quanto ficará mais confiante diante de estranhos, quando souber responder as perguntas de maneira segura, com a propriedade que somente você, dona do seu negócio, pode fazer.

Como você se sente após ler esse conteúdo?
+1
1
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0

*Os textos de nossas colunistas são de inteira responsabilidade das mesmas e não refletem, necessariamente, a opinião da Donadelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos da Autora

Assine a nossa newsletter